06ago 2014

36 Curiosidades de Vancouver – Canada

Postado por às em Canadá

Vou falar algumas coisas que acho interessantes daqui e depois se vier mais coisa na cabeça faço outro post parecido:

Vancouver é uma cidade pequena com 600 mil habitantes, mas ela se torna grande com as outras cidades em volta, ficando em torno de 2 milhões

Os canadenses são mega educados e falam thank you ou sorry por qualquer motivo, inclusive se passam na sua frente quase esbarrando (sem tocar), pedem logo desculpas. Seriados americanos quando sacaneiam canadense, sempre pegam no pé com isso.

As 4 estações são mega definidas, é muito bom porque quando você não aguenta mais o inverno, vem a primavera toda linda e mega florida

Vancouver é conhecida como Raincouver porque chove mais da metade do ano (aquela chuva que quase não molha)

Aqui quase nunca fica abaixo de zero no inverno e neva uns 2 dias no ano.

No verão fica sol todos os dias, não chove em julho e pode não chover em agosto também;

Não existe tempestade por aqui… Raríssimos dias que tem trovões (Bartô agradece)

Não pode fumar em quase lugar algum, inclusive tem alguns prédios que não pode fumar dentro de casa. Vai pra calçada se matar, desgraçado. Em parques também não pode e Cassinos também não!

A maconha aqui é praticamente liberada. Dizem que você compra somente com registro médico, mas você vai em qualquer loja de maconha e lá mesmo você consegue a prescrição.

A saude daqui é pública, mas se paga uma taxa mensal por família de 130$ por mês, se for 1 pessoa ou 5, paga a mesma coisa.

Se você tem carro, o seguro é obrigatório e custa 200 pilas por mês independente se você tem um carro de 1000$ ou um de 300mil, mas pode conseguir desconto de até 40% de acordo com seu histórico de motorista;

50% das pessoas aqui são imigrantes, sendo 50% deles de origem asiatica.

Falta de educação e respeito?! Fale com os chineses..

Canadense ama puxar um papo em qualquer lugar! Seja no onibus, no mercado ou no meio da rua, é muito estranho no início, mas depois acostuma.

Faz um solzinho e já tem um bando de lagartix..ops! Gente pegando sol deitado na grama nos parques

Se faz muuuuuito picnic e churrasco nos parques e praias… Esse negocio de farofeiro aqui… Você vira um porque é normal.

Sinal fechado pra pedestre a meia noite e não vindo carro, quase ninguém atravessa.. Só quando abre.

Pra você ir num médico especialista, você precisa de uma indicação do seu médico de familia que é o clinico geral. E geralmente o especialista só vai ter vaga pra depois de 1 ou 2 meses no mínimo, mas depende também da urgência.

Existe um serviço de enfermeiras por telefone que te auxiliam pra dizer se você deve ir pro hospital ou não. Basta ligar pro 811;

Quase tudo o que você compra, se abriu e não gostou, você pode devolver que eles geralmente não perguntam por que não quer mais. Inclusive comida.

São roubadas por volta de 1000 bicicletas por mês, mas nunca vão colocar uma arma na sua cabeça, o que acontece é você parar a bicicleta em algum lugar e quando voltar… Cade? Acho que esse é um dos poucos pontos negativos daqui. Em compensação tem ciclovia em todos os lugares.

Aqui você pode comer igual no Brasil: arroz, feijão, etc… Tem quase tudo que tem no Brasil (menos suco de caju! :-( )

Vancouver só perde pra Manhattan no quesito opções de restaurantes. Tem um zilhão por aqui e de todos os lugares do mundo (Por isso como tanto fora, como vocês podem ver no Papo de Gordo)

Os canadenses tiram sapato antes de entrar em casa. Excelente habito aderido!

Tudo fecha cedo… Um horror! Shopping as 7, no máximo 9, restaurantes no máximo 11. Inclusive no verão quando o sol de poe as 9:30.

No inverno amanhece as 8 e escurece as 4 e no verão amanhece as 4:30 e escurece as 9:30.

Ninguém te julga com olhar. Você pode pintar seu cabelo de qualquer cor, sair fantasiado, ou de pijama que ninguém vai ligar.

As casas não tem muro e as paredes são de madeira, inclusive os predios.

Os bancos não tem portas bizarras pra entrar e os seguranças são pessoas que só te dão bom dia e não estão armados… Alias, sera que sao segurancas? E você pode entrar em qualquer prédio comercial sem se identificar.

Os prédios não tem porteiros (maioria) e nos predios novos, sua chave é um chip que você tem que ativar pra qualquer lugar que você vai dentro dele (academia, estacionamento, etc) e no elevador você só consegue apertar o botão do seu andar.

A maioria dos prédios não tem 13o andar.. Pula do 12 pro 14… Pra mim o 14 vira 13, mas tudo bem.

Aqui não tem barata, mas tem outros bichos perambulando como aranha, guaxinim, gambá de desenho animado, coiote, entre outros.

As taxas aqui em Vancouver são de 5% sobre alimentação, 12% sobre qualquer produto e 15% sobre cigarro e bebidas alcólicas (pra quem não sabe, tanto aqui no Canadá, quanto nos EUA, se cobra uma taxa sobre algum produto comprado, tanto que 9,90 por 10 e pouco. Não adianta ir com uma nota de 10 porque tem a taxa.. no Brasil esse valor é embutido e é de mais ou menos 40%);

O governo dá vários benefícios pra criança canadense, como 20% do valor depositado no ano (sendo no máximo de 500$ o depósito do governo) em uma poupança criada pra criança e voltada somente para educação até 18 anos. 100$ por mês até 6 anos, dependendo do quanto a família tem de renda pra ser gasto com creche, babá, alimentação, etc e alguns outros benefícios mais específicos.

A faculdade aqui pra estrangeiro custa em torno de 34000$ por 2 anos, sendo que pra um canadense custa por volta de 7000$.

Todos os cachorros precisam ser cadastrados e andar com uma tag na coleira com o número do cadastro. É preciso pagar uma taxa de 40$ mais ou menos por cachorro por ano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários deixe um →

  1. Muuuito legal estas curiosidades! Beem diferente do Brasil, deu até uma vontade de morar aí!! Adorei seu blog e seu filho é lindooo!! Beijos, Cah.

    Responder
    • hahaha eu sou suspeita pq amo morar aqui! hahaha
      Brigadao! E seja bem vinda!!

      Responder
  2. Dá pra ver que eles prezam muito a cidade e com razão, hahaha. Organização assim é algo que você vê em poucos lugares do mundo e melhor, tudo parece tão tranquilo e gostoso e seguro. Que delícia deve ser morar aí.

    Sobre restaurantes: to te entendendo. Aqui em SP eu fico louca com a quantidade de lugares que se tem pra comer! hahaha

    E ó, só chateada com o preço da faculdade pra pessoas que não nasceram no país. :(

    Responder
    • Verdade.. eles tomam muito cuidado com a cidade e fazem isso valer mesmo. Isso é muito bacana.

      Sobre a faculdade, faz sentido cobrarem caro.. aqui tem algumas das melhores do mundo.. entao eles prezam pra quem é daqui mesmo.. faz sentido.

      Responder
      • David

        O preco da faculdade faz sentido sim. As pessoas que moram aqui pagam impostos pesados, entao devem usufruir esses beneficios de serem moradores permanentes da cidade (ou pais).

        :-)

        Cheers,

        Responder
  3. Bia

    Adorei o post. Outro dia você mostrou uma foto tirada pela sua sogra, que mostrava você pesando seu filho no posto, no estilo self-service. Achei incrível! Conta pra gente um pouco mais sobre como funciona a atenção à saúde no primeiro ano de vida aí no Canadá…

    Responder
    • opa! boa ideia Bia! vou contar! obrigada pela sugestão!

      Responder
  4. Olá Carol! Vim conhecer seu cantinho! Muito legal!
    E esse post então? Parece surreal como as coisas funcionam por aí, tão (MAS TÃO) diferente daqui… Tenho amigos queridos que moram no Quebec e já faz quatro anos que enrolo pra ir fazer uma visita. Morro de vontade de conhecer o Canadá! Agora esperar a bebê crescer mais um pouquinho pra me jogar nesse turismo ;)
    Ah! Muito estranho não haver 13º andar… Superstição?
    Beijos

    Responder
    • Nem me fale! Vou pro Brasil e meu filho tb tem praticamente a idade da sua.. só quero ver como vai ser hahahaha
      e sobre o andar 13.. é pq aqui tem muito chines e os chineses tem a superticao de que 13 e 14 nao dao sorte .. rs..

      Responder
  5. Oi, Carol! Muita coisa bem parecida com Boston. Mas eu pensei que aí nevava bastante no inverno como aqui, que quando chega março já tá todo mundo depressivo de tanta neve! Quanto à educação das pessoas, igual. O pior é que eu fico mal acostumada com tamanha educação, e quando eu vou pra Goiânia, cidade dos meus pais, eu sou uma idiota, pedindo desculpas às pessoas quando elas esbarram em mim e não estão nem aí. A gente se acostuma rápido com coisa boa…
    Beijos!
    Rita

    Responder
    • POis é! Aqui nao neva tanto assim… na verdade acho que é a unica area do Canada que nao neva! O resto é um moooonte!!! hehehe
      Nem sei como vai ser minha ida ao Brasil depois desse tempo todo hahaha
      Beijocas!

      Responder
  6. Tacyanne

    que bom saber um pouco mais dessa cidade maravilhosa que eu tenho muita vontade de conhecer. Pena que eh cara a passagem aqui de Toronto para Vancouver. Pensei q fosse mais barata, mas se Deus quiser passo ai antes de voltar. Bjs
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.ca/2014/08/the-krinos-taste-of-danforth-festival.html

    Responder
    • Verdade! É bem cara mesmo… Mas quando vier, dá um toque ;)
      Beijos!

      Responder
  7. Adorei o post… quando li que os animais tem que ser cadastrados li castrados e fiquei apavorada. Chamei meu marido e fiquei comentando isso (Jojoe não é castrado). Mas ai li novamente e vi que é caDAStrado. hehehe
    Adorei o layout novo do blog.
    Beijos

    Responder
    • ahahahahah Barto tb nao é castrado!!! Imagina se tivesse que ser já ia ter entrado na faca! ahahahah
      Que bom que gostou do novo layout!! Aquele outro tava me irritando muuuito!! Desde sempre!!! hahaha
      Beijocas!

      Responder
  8. Quero mudar para Vancouver!
    A melhor parte foi que não tem barata!!! O paraíso! hahahahaha
    Eu já tinha ouvido falar da super educação dos canadenses. Deve ser muito bom viver em um lugar assim. E meus primos, que gostam de fazer festas no passeio da casa da minha avó iam gostar de fazer isso sem ter pessoas passando e falando mal disso.
    Beijos

    Responder