16set 2013

Meu Famoso Caderninho de Organização

Postado por às em Whatever


Finalmente vou falar sobre meu caderninho de organização. Confesso que ele é uma salvação do planeta pra pessoas não organizadas como eu. :D
Eu vi essa proposta no blog Morando Sozinha e resolvi aderir. Ainda estou no primeiro caderninho e agora ele está mais presente do que nunca. Na verdade, assim que fiz, não deu 1 semana e o abandonei. Mas agora (já tem mais de 1 mês) voltei com a macaca e estou muito fiel! Mesmo com o baby nascendo, pretendo continuar porque ele organiza tudo, até meus pensamentos.
A proposta inicial é você esvaziar sua mente, ou seja, tudo que você pensar em fazer, anote! Antes eu levava meu caderno pra tudo quanto é canto, hoje, comprei um mini-caderno pra ficar na minha bolsa e aí sim, quando chego em casa eu passo o que anotei pro caderno principal.
O caderno você divide da melhor forma pra você, mas minhas categorias são:

Caixa de Entrada: No meu caso, eu coloco tudo o que vou fazer durante a semana. Eu vejo o que tem nas outras categorias e vou tascando na Entrada. Por exemplo: Post Papo de Gordo de Junho no Flicka. Ele já está lá na categoria Flicka e entra pra Caixa de Entrada pra ser riscado da lista na semana. Tem gente que faz essa categoria diariamente.

Rotina: Coisas que você faz no seu dia a dia. No meu caso eu coloco a rotina semanal e tento segui-la.

Trabalho: Coloco numa folha tudo o que tenho que fazer, pendências com clientes, prazos de entregas, etc, numa outra página coloco idéias que tenho, ou coisas que possam ser agregadas.

Flicka: Coloco idéias de posts.

Baby: tudo sobre ele! Desde consulta com médico, quanto minha pressão, meu peso, etc, dúvidas também entram nesse quesito pra perguntar pra médica e quando o baby nascer, vou anotar o que for preciso sobre ele também.

Finanças: Numa página coloco o que tenho que pagar, o que tenho que fazer com algum dinheiro e na outra página eu fiz uma mini-planilha (sem nunca abandonar meu Excel).

Wishlist: Tudo que quero de fútil ou não. Dividi em 2 categorias: O Que Preciso e o Que Quero (temos que encarar as diferenças, né?!?!)

Pessoal: Coloco coisas pessoais que preciso fazer..

Estudo: O que quero estudar. Na verdade no próximo caderninho vou colocar junto com a próxima categoria.

Projetos/Sonhos: Coloco projetos pra vida e sonhos que quero atingir.

Lazer: Coloco os lugares que quero conhecer, que precisamos ir, que podemos fazer quando está chovendo, ou quando está sol.. qualquer coisinha, é só dar uma olhada nessa listinha e pronto! Sem ficar em casa fazer nada! (que é bom também hehe)

Baixar/Ler: Seriados, filmes, livros entram nessa categoria :D

Confesso que já estou doida pra fazer outro.. passar a limpo esse.. mas tô me segurando até dezembro.. senão vira compulsão (eu tenho mania de caderninhos e bloquinhos e aqui então eu fico maluca!! Tenho caderninho pra tudo!!! hahaha).
Enfim, se quiserem entender melhor, tem o vídeo da Fran do Morando Sozinha que explica melhor porque é vídeo, né?? hehehe Super recomendo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 comentários deixe um →

  1. Voltei com tudo esse fim de semana! Te falei que tava abandonado né? E tu sabe que to neurótica com aquela agenda. Mas nao adianta comprar e nao usar. Entao fiz um desafio aqui. Levo o fichario a serio até o fim do ano e se eu me comportar direitinho mereço uma agenda daquelas no final do ano! Super incentivo né?
    Vamos ver no que vai dar! Tenho que para de me sabotar cara, tida vez q levo a serio me sinto tão mais produtiva e feliz. Nao sei por que nao levo a serio.

    Responder
  2. Maitê

    Adorei esta ideia !!!! Mas infelizmente não consigo ser organizada assim não. Eu tenho uma agenda pequena e nela vou colocando as tarefas que preciso executar e mais algumas informações tipo pesquisas internet, contas a pagar e etc … Mas tudo já sub dividido durante os dias da semana.

    Parabéns pela organização !!! Amei !

    Beijinhos

    Responder
  3. Paula Coelho

    É…parece que o caderninho tem funcionado mesmo, pelo menos os posts aqui do blog tem sido mais frequentes…heheheheh

    Bjs.

    Responder
  4. Tenho anotado tudo isso no celular ou no tablet, mas mesmo assim mantenho uma agenda, parece que eu tenho mais controle assim. Gosto de usar canetinhas diferentes e adesivos, coisas que não dá pra fazer nos eletrônicos.

    Essa sessão Caixa de Entrada é a melhor, tenho usado ela (ainda que mal e porcamente) e é uma mão na roda.

    Beijo

    Responder
  5. Zelia Chociai

    amei amei amei …. creio q agora vou conseguir me organizar … obrigado Carol por compartilhar esta excelente ideia !!!! beijoca Zelia

    Responder
    • Que bom que ajudei!! É uma maravilha!!!!

      Responder
  6. E vc tem a cara de pau de falar que não é organizada????
    Bleh!

    Responder
  7. Ficou tão organizadinho seu caderno *-*
    Eu sempre tento fazer essas organizações para não me atrapalhar com as coisas que tenho que fazer, mas nunca funciona, não tem jeito, sempre deixo tudo para ultima fora e faço nas coxas hahaha.

    Responder
  8. Flicka (posso te chamar assim ou você prefere Carol mesmo?), que ideia ótima! Antigamente eu era bem organizada com minhas agendas, mas a que eu comprei esse ano virou um desastre. Quase não anotei nada, sabe? Tem certas coisas que eu tenho vontade de organizar em categorias assim no seu caderninho, mas na agenda não dá porque é dividido por dias, né, daí vou enrolando. Eu gostei muito da sua ideia e já vou olhar cadernos fofos por aí, porque não sei se você sabe, mas eu amo essas coisas de papelaria que são fofas e vamos dizer, um pouco desnecessárias hehe então vou ter que me controlar muito pra comprar um só.

    beijos e obrigada pela dica!

    Responder
  9. Olá!
    Eu fiz meu caderno de organização, ficou super lindo, mas logo abandonei.
    Acho que se eu comprar um pequeno como o seu ficaria melhor para carregar na minha bolsa. Não irei desistir e me render a minha desorganização.
    Espero que eu consiga!
    Beijos

    Responder
  10. Eu comecei a me organizar com o método GDT, que também tem a caixa de entrada, e é ótimo. Acabou que na correria do dia a dia ficou para lá.. E me vi novamente no meio do caos.
    Seu post foi uma mão na roda para me inspirar novamente!
    Organização não vem da noite pro dia, é preciso virar hábito. Espero conseguir isto a partir de agora! :)

    Responder
  11. Carol, eu sempre tenho uma agenda, na qual anoto todos os meus compromissos – e os do Saulo. Amar é… ser secretária de marido esquecido! rs
    E esses dias eu comprei um caderninho pequenininho (aquele moleskine, sabe?), pq nem sempre saio com a agenda na bolsa, porque ela pesa. Aí eu anoto coisas que me aparecem quando estou na rua: alguma dica, preço de algo que vi, endereços, etc.
    Eu sempre fui meio desorganizada, mas de uns anos pra cá passei a me policiar mais. Mas depois que me casei com uma pessoa mais bagunceira do que eu, tive que me organizar na marra, senão situação aqui ficaria complicada.. rs
    Eu também tenho mania de caderninho.. e de caixas tb! Me amarro em papelaria, vc já foi na Indigo? Eu achei de enlouquecer, tanto na parte dos livros quanto na papelaria! :)

    Responder
  12. Vou providenciar isso hoje mesmo! muito bacana a ideia!

    Responder
  13. Oi Carol, gostei muito do teu caderninho de organização, realmente ajuda bastante. Um óptimo dia para ti. Beijinhos

    Responder
  14. Eu sou aloka do TOC e amo fazer listas. Quanto mais “limitar” meus pensamentos dentro de cadernos, planilhas e outras coisas, melhor. O problema é como lidar com a frustração de não conseguir riscar as coisas planejadas? Não é sempre que consigo seguir com um cronograma, fico com medo do caderninho servir mais para eu ficar lembrando o quão desorganizada que eu sou hehehe Mas adorei a ideia! Vou pensar se faço um. Essa coisa de pelo menos “liberar” os pensamentos já é uma ótima terapia alternativa!

    Beijos!

    Responder
  15. Vendo o seu todo fofo deu vontade de fazer um pra mim. Acho que usarei um caderninho que comprei e nem sabia qual seria a finalidade. Projeto do final da noite. :)

    Responder
  16. amei, mais prático impossível.
    adoro caderninhos, escrever. e tenho mania de listas. é mto prático mesmo.

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    Responder
  17. to nessas de querer (e precisar) me organizar também. eu sou viciada em cadernos, agendas, bloquinhos, post its. falo que sou a louca da papelaria! hahaha eu tenho um caderno desorganizado pra anotar as coisas, as ideias vao tds pra apps no celular, mas fica td muito espalhado, daí semana passada encomendei um caderno de finanças pessoais e outro de organização pq pretendo começar 2014 muito mais organizada, vms torcer pra q a gente se empenhe nessas organizações! :D

    Responder
  18. Mary

    Adorei o seu caderninho. Estou tentando fazer o meu, mas ainda não achei o caderno no tamanho ideal, para poder levar comigo em todos os lugares. Poderia dizer de que marca ele é para eu tentar achar aqui na minha cidade ou pela internet? Pela foto achei ele compacto e do tamanho ideal para levar na bolsa. Agradeço!

    Responder