24abr 2013

Sistema de Saúde do Canadá – A Ultra

Postado por às em Canadá, Gravidez, Médicos

Continuando o post anterior, marcamos a ultra pra 8a semana e lá fomos nós.
Chegando lá, um lugar mega simples, verde bebê (essa cor na parede me dá agonia, acho super hospital), somente chineses (sim! Era em Chinatown) e um árabe (quem disse que aqui tem canadense?), mega simpáticos e colocaram a gente numa salinha de espera. Achei que fosse demorar porque estava cheio, mas fomos atendidos exatamente na hora que marcamos! :-O.
A mocinha da ultra pediu pro marido ficar do lado de fora (oi?!) que depois ela iria chamá-lo. Quase morri do coração. Mas ela explicou que era pra ver tudo direitinho primeiro, só ela, depoooois ia chamar ele e mostrar pra gente a criatura.
AH! Antes de tudo, pediram pra eu beber 2 copos de água 1 hora antes de fazer a ultra. Quase morri do coração porque água de manhã me enjoa (grávida ou não) e daí eu tinha procurado na internet o por quê da água em sites brasileiros como Baby Center, entre outros que tem esses fóruns de grávida e sempre falavam que era “coisa antiga” e “ultrapassada”. Pois bem, é tão ultrapassado, que eu tinha me preparado toda pra ela meter a ultra na minha perereca quando a técnica somente levantou minha blusa e começou a fazer a ultra!!! Sim! É “tão ultrapassado” que não foi intravaginal!! Foi que nem filme!! Alta tecnologia, beu abor!
Depois de mexer tudo, apertar botões, etc, ela chama Alan.
Estava tudo combinado:
_ Mo! Grava a ultra porque eles não dão a fita, tá?!
_ Tá! Eu gravo…
Alan entra na sala falando em português no telefone com a mãe que queria saber do exame.. desliga o celular e na hora de gravar: PÁ!! UM FLASH!!
A menina da ultra virou pro marido with lasers e disse:
_ Não precisa gravar, eu vou dar foto para vocês no final. Presta atenção (ESPORROOOO MADE IN CHINA!!!)!
Ela virou um pouco o monitor pra mim e mostrou um borrinho na tela com uma luz saltitante no meio e disse:
_ Isso aqui é o coração.
Ligou o som e ficamos com cara de tontos (a verdade é que eu achei que era meu coração e que ela tinha errado).
Daí ela disse que estava tudo bem, que era só um bebê e que os batimentos estavam bem fortes. Deu pra gente 3 fotinhos do borro e liberou a gente. Daí eu perguntei:
_ Mas e quantos batimentos por minuto o bebê tem?
_ Isso só a médica pode dizer, pergunta pra ela. Vai estar com ela a partir de amanhã.
Hunf.. saí de lá sem saber a especulação se era menino ou menina (aquela história de que acima de 150bpm era menina e abaixo menino).

Uma coisa interessante que acontece aqui é que você não pega os resultados dos exames.. todos os resultados vão direto pro seu médico de família ou especializado. Os meus exames todos vão tanto pra minha médica quanto pro hospital que vou parir o baby. Isso é muito bom pra mim que sempre vejo os resultados antes de ir pro médico e fico martelando na minha cabeça mil coisas e procurando na internet caso tenha algo diferente que muitas vezes não é nada demais.

No domingo seguinte da ultra fomos à médica (sim, ela atende domingo :D) e ela disse que está tudo bem com o baby, que ele estava mesmo com 8 semanas (me deu parabéns falando que conheço meu corpo ahah) e que no exame de sangue eu estava com um pouco de anemia e tascou ferro pra eu tomar.
Perguntei também dos batimentos cardíacos e ela disse que estava 180bpm. Arregalei o olho porque tinha certeza que era menino e de acordo com a lenda, tava dando menina! Como assim?!
Nessa consulta também ela disse pra nós os próximos passos… e o que eu entendi foi:
_ Entre as 10a e 14a semanas, você vai fazer um exame de sangue nesse hospital (BC Woman) pra saber se seu bebê tem sindrome de Down ou outras duas síndromes, porque como você está com anemia, precisamos ver isso direitinho, mas você não tem mais de 35 anos, então não precisa ficar preocupada, mas precisamos fazer esse exame.
E o que ela falou na verdade:
_ Entre as 10a e 14a semanas, você vai fazer um exame de sangue nesse hospital (BC Woman) pra saber se seu bebê tem sindrome de Down ou outras duas síndromes, precisamos ver isso direitinho, mas você não tem mais de 35 anos, então não precisa ficar preocupada, mas precisamos fazer esse exame. E vamos acompanhar também essa sua anemia com outros exames de sangue.
Óbvio que isso só fui entender depois que saí da clínica desesperada e o Alan que me explicou. UFA!
E me deu o pedido do exame de sangue pra fazer depois no hospital.

Ainda vou falar mais sobre como é ser grávida aqui e ser ansiosa/curiosa.. duas coisas incompatíveis pra medicina canadense de BC.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 comentários deixe um →

  1. Nayra

    Nossa! 180bpm??? Será que vem uma menininha por aí? :)

    bjs

    Responder
    • hmmm acho que nao… ahhahah mesmo com essa lenda toda.

      Responder
  2. Maitê

    Carol !!!!! Jura que tem esta de que se for acima de 150 é menina ??? Não sabia !!!! rs…. Quando eu fiz a minha primeira ultra deu 164 bpm.

    Menina, tudo o que eu sempre quis era fazer ultra não intravaginal. ODEIO !!!!!! Mas lembro de que me pediram para beber 2 copos de água também … e quando cheguei no consultório bebi mais um por garantia. kkkkkkkkkkkkkkk …

    O médico com quem fiz as ultras sempre pedida para o Bruno ficar do lado de fora por um tempo …. só depois ele mandava o bichinho entrar. rs……..

    Aqui no Brasil se vê a Síndrome de Down pela ultra … analisando um ossinho nasal. É pq vc está com um pouquinho de anemia, por isto muda ???

    Enfim … o importante é vc estar segura e satisfeita com a sua médica !!!!! E que venha uma Carolzinha !!!! rs……

    Beijinhos !!!!!!

    Responder
    • Marcia

      Calma, nao sou medica mas sou Mae e posso te afirmar q anemia na gravida nao tem nada haver c o Bebe, muito menos obviamente c o genotipo. Na minha 1a gravidez tive anemia e descobri q isso e super comum. Se vc nao se tratar (com alimentacao e suplementos) vai ficar exausta e o Bebe, adivinha…. Vai ficar Otimo, sugando todas as suas energias. Logico q vc vai se cuidar pra passar a gravidez Alegre e saltitando, nao se preocupe, anemia na gravidez nao eh nada. O exame de sangue chama Triplo no Brasil pq eh capaz de detectar 3 sindromes, eh recomendado pra todas as gravidas, c 11 semanas vc deve fazer a translucencia nucal atraves de ultrassom q tb analisa a chance de sindrome de Down. Eu q sou estressada optei por fazer o exame genetico completo atraves de pulsao de liquido aminootico, eu tinha 30 Anos e nenhuma recomendacao mas optei por fazer. (No Brasil). Curte muito a gravidez, eh uma fase maravilhosa!!!!!! Bj Marcia

      Responder
      • Olá Marcia!!
        Seja bem vinda!!!
        Bem, eu ja estou com 17 semanas.. eu que to postando tudo meio atrasado mesmo, rs. Mas aqui nao se faz ultra pra saber se tem Down ou qq sindrome.. sao somente 2 ultras na gestacao toda, ou seja, a proxima somente na 20a semana, mas meus 2 exames nao deram nada, entao eles nao recomendam a amniocentese por ser muito evasivo. :)
        Eu to tranquila.. inclusive com a anemia, pq eu sempre tive leve anemia, afinal, nao como carne e nao compenso isso o suficiente. mas estou tomando suplemente de ferro pra acabar com isso… ;)
        Beijocas!

        Responder
    • Maitê, aqui nao se faz muita ultra.. esqueci de falar. sao só 2 na gestacao inteira, por isso eles fazem esse exame de sangue.
      MInha anemia nao tem nada a ver com a sindrome, rs.. eu que entendi tudo errado pq, né? Conversar em inglês nao é muito garantido para minha pessoa ahhahaha

      Responder
  3. e eu que pensie que fosse a única que ficava conferido resultado de exame e olhando cara nome estranho na net, parabéns viu e que moça mais mal educada que nem soube respeitar o momentos do casal ¬¬

    Responder
    • hahahahahah nem é!! Sou mega paranoica ahahha

      Responder
  4. Danee

    Segurar a ansiedade é dureza. Até eu que estou aqui longe quero saber se a Morena vai ganhar uma amiguinha ou um amiguinho.

    beijocas

    Responder
  5. Carol, eu também abro todos os resultados e viro médica especialista no Google kkk
    Acabaram com a graça do auto-prognóstico kkk

    Minha mãe fez todas as simpatias possíveis e seguiu todas as lendas e tudo dizia que era menino, até minha vó disse que o formato da barriga era de menino (não entendo nada disso ainda) e minha mãe sempre disse que era menina pela intuição dela e foi menos, nas duas vezes, os meninos do meu pai eram minha irmã e eu rsrs!

    Menino ou menina, que venha com muita saúde e seja abençoado por Deus, nosso senhor :)
    Bjo!

    Responder
    • Ih!! Por aqui dessas simpatias ja deu de tudo.. menino e menina.. entao… sei la.. ahhah tanto faz pra mim. :D

      Responder
  6. Nossa, que legal!!! Te juro que não sabia dessa lenda, a minha primeira ultra deu 176bpm. Será que vem uma carolzinha por aqui tb!?!? :-D
    Ai, que bacana! Eu tb achei que a minha fosse ser ultrassom normal, mas que nada, tomei água e toma na perereca! Foi intravaginal mesmo…mas até que foi bom, pq deu pra ver até os olhinhos do meu parasitinha….rssrsrrs
    Meu próximo ultra, o morfológico de primeiro tri é daqui duas semanas, tô ansiosinha pra saber se está tudo bem! :-D Vou estar de 13 semanas e 1 dia! rsrsrs
    Bjoks e saúúúúúde pra vcs!

    Responder
    • Ih! Aqui nao tem isso nao. A primeira e unica ultra morfologica vou fazer dia 10, com 20 semanas!!! heheheh

      Beijao e saude pra vcs tb!!

      Responder
  7. Nossa, que legal!!! Te juro que não sabia dessa lenda, a minha primeira ultra deu 176bpm. Será que vem uma carolzinha por aqui tb!?!? :-D
    Ai, que bacana! Eu tb achei que a minha fosse ser ultrassom normal, mas que nada, tomei água e toma na perereca! Foi intravaginal mesmo…mas até que foi bom, pq deu pra ver até os olhinhos do meu parasitinha….rssrsrrs
    Meu próximo ultra, o morfológico de primeiro tri é daqui duas semanas, tô ansiosinha pra saber se está tudo bem! :-D Vou estar de 13 semanas e 1 dia! rsrsrs
    Bjoks e saúúúúúde pra vcs!

    Responder
  8. Ih…vou ser a chata…Um estudo inglês de 1998 estudou essa questão, avaliando se realmente existe uma correlação entre batimento cardíaco e sexo. A conclusão: não existe correlação nenhuma…Porém, se sabe que, durante 8-10 semanas, o batimento cardíaco do feto deve estar entre 170-200 bpm e no meio da gestação, a média de batimento cardíaco é 120-160bpm, mas em ambos casos, isso vale para ambos os sexos…ou seja, não dá para saber :(

    Porém, um estudo publicado na American Journal of Obstetrics and Gynecology concluiu que a única correlação entre bpm e sexo encontrada cientificamente é no trabalho de parto: meninas tinham bpms mais rápido do que meninos durante o parto. Mas antes desse momento, a correlação é só papo pra boi dormir… (eu pesquisei isso ano passado, quando uma amiga estava grávida e estávamos “apostando” qual seria o sexo do bebe…muito nerd, né?!)

    Mas que bom que está tudo direitinho com o baby e que ele/ela está desenvolvendo bem. Vcs vão querer descobrir o sexo?

    Ah, aqui também só o médico está liberado para fazer comentários sobre a ultra (ou qq exame)…acho que é por questão de responsabilidade legal (eu acho…sei lá, nesse país aonde tudo pode ser motivo de processo, quando não tenho certeza do motivo de algo, chuto “para evitar processo”…) As vezes acho meio chato, pois vc quer saber o resultado NA HORA, mas de vez em quando, é bom pois evita momentos hipocondríacos (webmd as vezes é um PERIGO! kkkk)

    Beijinhos e um bom final de semana pra vcs! (e desculpa por ser a chata kkkk)

    Responder
    • hahahahahah nem foi chata! Mas eu sei que é tudo lenda… ja que tenho que esperar até a 20a semana, nada como ficar especulando, até vendo o pinto ou a perereca na ultra ahhahahah
      E eu quero descobrir o sexo sim! As canadenses nao querem, mas eu quero e muito! Preciso saber se posso comprar o vestidinho de mamae noel que vi no walmart vendendo todo lindo! ahahhahahah Senao, nao vou comprar quase nada (meninos nao dao tanto preju… ahahahah)
      Beijocas!!!

      Responder
  9. Nossa, ouvi todo tipo de lenda sobre o sexo do bebê (eu trabalhei com pré-natal em hospital público), mas essa é nova! hihi

    Que bom que está tudo bem (e que apesar dos esporros), vocês estão tendo como cuidar direitinho da gestação por ai. ^^

    Responder
  10. Carol parabéns !!! eu tb estou grávida de 11 semanas e eu tina certeza que outras blogueiras estariam ou ficariam porque ano passado foram 4 nos blogs que eu sigo ai teno comentando com as meninas que eu sigo que em 3 meses no máximo alguém iria compartilara novidade :) porque grávida nunca fica grávida sozinha :), fiquei muito feliz por vc viu estarei acompanhando tudi por aqui :). Eu faço o exame das sindromes dia 5 e amédica também já consegue saber o sexo por esse exame, minha irmã que tb esta grávida já fez e deu menino ai todos acham que o meu é menina :)… bjs

    Responder
  11. Nada a ver com a gravidez, só quero te desejar PARABÉNS pelo dia de hoje (aqui no Brasil ainda é 10:22 da noite, então ainda tá valendo… não faço ideia que horas são aí, se ainda é hoje ou amanhã). Muitas, muitas, muitas felicidades, pois você é uma pessoa super especial e merece tudo de bom mesmo!!! Beijos!!!

    Responder
  12. David

    Oi Carol,

    Se voces querem saber do sexo, tem que perguntar, na teoria eles nao podem te falar pois o pedido do medico nao inclui saber do sexo do bebe. Mas eles podem sugerir ….:-)

    Responder
  13. Obviamente, eu não sabia dessas coisas de batimentos, mas espero que seja menino! Não sei porque acho que seria uma família linda, mas vai ser linda de qualquer forma, né..
    Lendo esse post eu vi como é TOTALMENTE diferente o tratamento deles em relação a saude do que o nosso. Só o fato dos exames irem pro médico e te fazerem voltar lá pra consulta já é algo totalmente surpreendente, mas de uma forma bem positiva. :)
    Feliz feliz que o neném vai ter um cuidado maravilhoso!

    Responder